Notícias de Ibiporã no Jornal Nossa Terra

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Prefeitura, Defesa Civil e SAMAE trabalham para consertar estragos causados pela chuva do último sábado

As fortes chuvas que caíram na região no sábado, dia 15, causaram alagamentos em Ibiporã, queda de árvores e muros, deslocamento de terras e uma ponte foi interditada na área rural. A chuva que caiu no dia foi equivalente a quase todo o volume esperado para o mês de outubro, segundo o Simepar - Sistema Meteorológico do Paraná.

   Imediatamente a Defesa Civil foi acionada, reuniu o Corpo de Bombeiros, voluntários, servidores municipais e autoridades e começaram a percorrer os locais atingidos para tomar as providências necessárias. À medida que eram verificados os estragos, as equipes e máquinas da Prefeitura iam sendo deslocadas para remover a terra, galhos ou obstáculos causados pela enxurrada.
   Uma família que teve a casa interditada pela Defesa Civil na Rua Boa Esperança, na Vila Esperança, foi removida por segurança para o CEMIC Ambiental, para onde também foram levados os seus pertences e móveis. Para viabilizar a mudança da família, a Prefeitura deslocou um caminhão do SAMAE.
   Até o final da noite, o secretário executivo da Defesa Civil no município, José Laurindo Petri, e o prefeito José Maria estiveram percorrendo os prédios públicos para apurar os prejuízos. Alguns dos espaços municipais atingidos foram o CAIC, onde a água rompeu o muro e inundou todo o pátio e a área interna; a Creche Modelo, a Creche Pró-Infância (em construção), o Centro Poliesportivo Carecão e o Cemitério.

PONTES ATINGIDAS
   Nos bairros, foram registrados vários pontos de alagamento, pois córregos transbordaram. A situação mais crítica foi na ponte sobre o Ribeirão Lindóia, na área rural, próxima ao Contorno Norte. A força das águas levou embora a cabeceira da ponte e a Estrada do Guarani está bloqueada. Os agricultores estão tendo que dar a volta pela PR-090 para chegar à cidade. A Prefeitura terá que fazer a reconstrução do trecho e uma nova terraplenagem até a ponte de concreto, que resistiu à correnteza.
   No Conjunto Pedro Splendor, o Ribeirão Lindóia, que fica 15 metros abaixo das casas, por pouco não atingiu a última rua do bairro. No local, uma pequena estação do SAMAE foi atingida, inundando a casa de máquinas. Outra ponte atingida foi a que dá acesso ao reservatório do Aqüífero Guarani, onde parte do barranco foi levado pela água. Nos fundos do Cemitério São Lucas a terra cedeu e invadiu a Rua das Araucárias. Houve problemas também na ponte que dá acesso ao Clube de Campo do Café.
   Durante toda esta semana a Secretaria de Obras do Município está trabalhando para reconstrução nos locais atingidos.

de Jaime Kaster - Núcleo de Comunicação Social-PMI (Fotos: Mauricio Zubinski)

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Jantar Árabe é promovido pela APMIF em Ibiporã

Aconteceu neste final de semana, no dia 1 de outubro, sábado, o Jantar Árabe com apresentação de dança do ventre, dança em grupo e cardápio especialíssimo, preparado por integrantes da comunidade árabe da região. Promovido pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Salão Paroquial de Ibiporã ficou lotado, o evento estava muito bonito, várias pessoas entraram no clima da noite e representaram com grandiosidade. Os homens usaram turbantes e as mulheres lenços e adereços. Parabéns a todos os organizadores.

 

 

Jantar Árabe é promovido pela APMIF em Ibiporã

 
 

   
 




 

Jantar Árabe é promovido pela APMIF em Ibiporã