Notícias de Ibiporã no Jornal Nossa Terra

sábado, 17 de novembro de 2012

Natal 2012 em Ibiporã

Abertura do Natal 2012 será dia 30

APMIF, Prefeitura e equipe de voluntários estão correndo contra o tempo para aprontar os enfeites e distribuir pela cidade até o início de dezembro

Natal em Ibiporã (foto: Mauricio Zubinski)

A Prefeitura de Ibiporã programou para o próximo dia 30/11, às 20 horas, a abertura das festividades do Natal 2012 no município. O evento será marcado pela chegada do Papai Noel na Praça Pio XII e um show com o Grupo Chorus, patrocinado pela empresa Teixeira Holzmann. A coordenação da decoração de Natal fica a cargo da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), que tem a parceria de vários órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Cultura e Turismo, Secretarias de Obras e de Planejamento, Parque de Máquinas, SAMAE, entre outros. A primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, fala a seguir sobre os preparativos para o Natal.

Como é que estão os preparativos para a abertura do Natal deste ano?
Eliana: Nós estamos a todo a vapor. Já começamos, inclusive, a colocar os cordões nas árvores e nos coqueiros da Praça, na Rua Dezenove de Dezembro, no contorno da Prefeitura. Na semana que vem começaremos a colocar os enfeites na rodovia, na divisa entre Ibiporã e Londrina. Estamos há meses trabalhando bastante, porque para preparar a decoração do Natal começamos em fevereiro, com a campanha de arrecadação de garrafas pet. Este ano coletamos aproximadamente 50 mil garrafas, que foram transformadas nos enfeites. E como premiação para os alunos que mais arrecadaram garrafas, entregaremos oito tablets, bicicletas, câmeras fotográficas digitais, rádios e brinquedos.

Haverá novidades este ano?
A novidade deste ano será a “Casa do Papai Noel”, que ficará no centro da Praça. Mudamos também as cores de alguns enfeites, as arandelas, por exemplo. E nas árvores grandes de Natal, que são sete, iremos colocar bolas feitas também com garrafas pet.

Além das árvores, há vários outros enfeites...
Eliana: Temos 31 árvores menores (de topearia), montadas em cima de cachepôs, que foram reforçados com uma estrutura de ferro Estamos recuperando também as peças menores: Papai Noel, os bonecos de neve, as bengalas, velas, anjos, outras árvores e temos muitas flores e enfeites novos.

A decoração será colocada inicialmente em quais locais?
Eliana: Nós tentaremos deixar a Praça Pio XII, a rotatória e o canteiro central (da avenida principal) prontos até o dia 30 de novembro, pois são os locais de maior visitação. A praça vem primeiro, por ser o local de lançamento do Natal, no dia 30. Infelizmente, a nossa estrutura (recursos humanos) é pequena. Não temos muita gente. Os alunos da Escola de Formação e Cidadania participam bastante e os do Módulo Profissionalizante também estão vindo para ajudar.

Vocês contam também com a colaboração do pessoal do Parque de Máquinas para a montagem e instalações elétricas.
Eliana: A Secretaria de Obras nos ajuda bastante, como também o pessoal do Barracão, pois essa ação visa melhorar o visual da cidade, despertar o espírito natalino no povo de Ibiporã. Esta é a principal ideia e o principal objetivo da decoração nas ruas: trazer alegria para as pessoas. Além do pessoal da Prefeitura, estamos tendo ajuda, para a montagem e transporte dos enfeites, de dois grupos que trabalham com recuperação de dependentes químicos: a AMIREV, de Ibiporã, e a comunidade Passo a Passo, de Jataizinho. O trabalho deles tem sido fundamental.

Nos anos anteriores a decoração de Natal de Ibiporã teve grande repercussão regional. Atraiu visitantes de várias cidades e isso ajuda não só a divulgar a cidade, mas também a manter o clima de otimismo e solidariedade entre as pessoas...
Eliana: Eu acredito totalmente nisso. Penso que o Natal é o momento em que comemoramos o nascimento de Jesus e acho que são nesses momentos que refletimos sobre “o que isso [Natal] significa”, “como isso pode fazer diferença na minha vida”. Então, trazer essa alegria para a população faz diferença e também para o comércio é excelente, pois traz mais movimento.
100 vagas temporárias de emprego em Florianópolis
na praia de Jurerê  Internacional

Entrevista dos interessados será no próximo dia 20 de novembro, terça-feira, na telessala localizada na Agência do Trabalhador de Ibiporã

   A Agência do Trabalhador de Ibiporã comunica que há 100 vagas de trabalho para a temporada no litoral catarinense. O trabalho será em dois hotéis e dois restaurantes na praia Jurerê Internacional, para as funções de camareira, roupeiro, auxiliar de limpeza e auxiliar de garçom.
   A contratação é por tempo determinado e os colaboradores irão trabalhar três meses, de dezembro a fevereiro. A empresa oferece o transporte até Florianópolis, alojamento para o período (no próprio balneário), salário, vale-transporte e vale-alimentação. O trabalho será dividido em dois turnos.
   A psicóloga da empresa contratante (JI Administração Hoteleira) fará as entrevistas no dia 20 de novembro, na Telessala do Trabalhador, atrás da Agência do Trabalhador de Ibiporã (Av. Dom Pedro II, 294, ao lado da Praça Pio XII).
   Os interessados devem se dirigir à Agência para a escolha da vaga e retirar carta de encaminhamento para a entrevista. Mais informações pelos fones (43) 3178-0223 e 3178-0224.