Notícias de Ibiporã no Jornal Nossa Terra

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Bomba em Arapongas. Funcionários trocam Projeto de Resolução e publicam em órgão oficial para benefícios próprios

BOMBA EM ARAPONGAS - FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARAPONGAS “TENTAM‘’ ENGANAR  VEREADORES E PREFEITO -  VEREADORES PEDEM A SINDICÂNCIA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Agindo de má fé e em busca de benefício próprio como inclusive aumento dos seus salários, alguns funcionários da câmara municipal de Arapongas induzem os vereadores a erro e publicam Projeto de Resolução diferente do que foi apresentado aos vereadores.
Os Projetos de Resolução foram publicados no dia 15/12/2017 e no dia 26/12/2017 já no período de recesso legislativo, ainda não se sabe qual efetivamente foi lido, votado e aprovado.
Afim de sanar tais erros, o vice presidente da câmara, presidente em exercício,  Dr. Fernando Oliveira convocou as pressas sessão extraordinária para votar a revogação do referido Projeto de Resolução feito pelos funcionários.  O texto do novo Projeto de Resolução teve que ser modificado e redigido pelo próprio vereador Dr. Fernando Oliveira.
O novo Projeto de Resolução foi lido no dia 18 e votado no dia 19 de Janeiro de 2018, bem como foi aprovado por unanimidade após as alterações feitas e o antigo Projeto de Resolução publicado no mês de dezembro a qual beneficiava alguns e prejudicava outros funcionários  foi revogado por completo após essa aprovação.
Em seus pronunciamentos vereadores solicitam que o Vereador Osvaldo, presidente da casa, tome providencias frente a esses funcionários e pedem que seja instaurada uma sindicância para apuração dos fatos e responsabilização dos culpados que podem até ser demitidos de seus cargos.  
 Segue abaixo, a fala dos vereadores, que pediram a palavra na sessão, redigida na integra, os quais aguardam que todos os fatos sejam apurados por meio de sindicância.


FALA DA VEREADORA ANGELICA ENFERMEIRA NA SESSAO DO DIA 19/01/2018:
Bom dia senhor presidente, comprimento a mesa, os nobres vereadores e a plateia presente. Hoje nos estamos abordando aqui um tema bastante importante para todos os funcionários desta casa, trata-se da importância desta resolução que trás ai a questão funcional dos funcionários desta casa, questão de trabalho. Isso nos arremete por se tratar da polemica também que envolveu essa resolução. A polemica porque tem uma recomendação judicial, aonde aborda a necessidade de se excluir alguns cargos e ate então a exclusão foi algo que ficou decidido junto as todos os vereadores em reunião, que realmente nos estaríamos apenas acatando a decisão judicial, apenas isso nesse primeiro momento e que depois viria uma empresa que realizaria um estudo e colo caria em pratica adequações para ser bom para todos os funcionários. De repente,  nós  fomos  em meio ao período de recesso informados de um possível veto de um pedido judicial. Olha a preocupação, como assim, se veta um pedido judicial? E ai, em busca disso e também de algumas outras condições que ai vem a questão de que existe a necessidade de se revogar a lei que foi feita por que senão não a possibilidade de se pagar os funcionários por que estaria se pagando dentro da ilegalidade o que não é verdade, existe a possibilidade de continua se fazendo pagamento como vem sendo feito por que isso deveria ter acontecido antes de novembro conforme justiça e não aconteceu e o pior, o desgaste que todos os vereadores estão passando neste momento e muitos funcionários devido a alguns apontamento de que quando nós peg amos essa resolução existe mais do que acatar o pedido do tribunal de justiça, existe algumas observações bastante preocupantes como a alteração de carga horaria, estabilidade de cargo, aumento do número de cargos e diminuição de carga horaria. Mas quem assina? Quem vota? Quem é responsável nesta casa por criar leis e fazer modificações? Quem tem isonomia para realizar isso? Então eu deixo aqui a minha indignação hoje. Angelica, trata-se única e exclusivamente de uma questão politica. Não, não é verdade por que se fosse única e exclusivamente politica não existia a necessidade de estar aqui hoje meus nobres pares e isso é revoltante, muito. Não existiria a necessidade de estar aqui hoje por que essa solução já haveria feito.
Ai num segundo momento nos temos a revogação da leique foi vetada, mas como revogam um pedido do tribunal de justiça ? olha so qual a situação que nos fomos colocados pela segunda vez! Pois bem, eu acredito que sempre quando presidente este ou o que esta ausente, invoca a presença de Deus para as nossas sessões ele temabem esta diante do nosso trabalho e sabe que nos não podemos pagar por algo que nos não cometemos. E foi possível ainda corrigir, mesmo estando com o prazo extrapolado, m erro muito maior, e hoje de encontro a essa resolução nos temos ai alguns que irão sofrer algumas percas, alguns que terão a questão de justiça sendo feita. Mas mesmo acontecendo meio que tarde as injustiças foram sanadas, e eu te comprimento presidente,  eu te comprimento por que você assim como todos nos que estamos aqui não foi convidado para participar dessa comissão, não foi quem escolhei essa comissão, também não foi o senhor que elaborou aquela lei, mesmo tendo assinado ela, mas teve a hombridade de estar aqui corrigindo esse erro junto com os demais pares. E tendo esses erros corrigidos com a melhor boa fe que nos temos, deixamos aqui o alerta de redobrarmos cada vez mais a nossa atenção em todos os projetos, para que nos possamos fazer uso da autonomia que nos vereadores temosnos precisamos também nos comprometer, precisamos acompanhar, fazer leituras, participar de reuniões e não acatar tudo que nos é imposto por que a autoridade dessa casa somos nós. E acreditem vocês, quem achou ou acha que nós somos manipulados, eu respondo por mim, Vereadora Angelica Enfermeira, não é e não vai ser man ipulada e vai defender o direito de toda população araponguense e também incluindo nela, os funcionários dessa casa no coletivo, na totalidade e não na desigualdade. No demais eu desejo um otimo dia a todos e o meu muito obrigado.

FALA DA VEREADORA CLEIDE BISCA QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Eu quero tao somente dizer duas coisas:
Em primeiro lugar se a nobre vereadora Angelica me permite, eu faço minhas, todas as suas palavras.
E em segundo momento, a gente vem ouvindo aie eu não vou deixar passar sem falar, viu Dr. Fernando. Que vice não é nada, eu quero dizer a vocês que nos temos aqui um vice nessa casa que se desdobrou ontem e hoje pra nos livrar de muitas coisas ruins que poderiam estar acontecendo aqui dentro e eu quero te parabenizar viu Fernando, eu quero te parabenizar e é isso que eu tenho pra falar hoje aqui.

FALA DO VEREADOR REIVALDO MINISTRO QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Bom dia a todos, senhor presidente, vocês funcionários que estão ai e o meu amigo Ambrosio, vereador de Grandes Rios, brigado pela sua presença.
Faço também angélica, das suas palavras as minhas palavras, mas quero mostrar um pouquinho mais ainda da indignação e a falta de respeito para com os vereadores. Essa determinação judicial, ela foi datada desde o mês de março, e ela so veio pra discussão no apagar das luzes quando nos estávamos entrando em recesso foi convocado sessão extraordinária dia 22 pra votar. Aonde estava essa determinação judicial desde março? Por que não se colocaram em discussão antes? Porque nos tivemos que fazer sessão extraordinária no final de dezembro e hoje e ontem nos aqui se desgastando para que vocês pudessem receber pagamento e para que nós não fossemos comprometido junto ao tribunal de justiça onde poder&iacute ;amos até perder o mandato se continuássemos aprovando aquilo do jeito que estava ali. Acho que o que foi feito infelizmente foi, faltaram com respeito e com a autoridade dos  vereadores, sempre elogiei todos os funcionários dessa casa, sempre elogiei, sempre disse que sou amigo de todos, cumprimento e converso com todos, mas eu particularmente, Vereador Reivaldo,  exijo respeito da mesma forma que eu respeito cada um, para que coisas ruins como disse a Cleide, não venha acontecer com os vereadores que tem o mandato do povoe que tá aqui pra cuidar da cidade, da população e de todos dessa casa. Pode ter certeza que terá sempre o meu apoio, sempre o meu respeito e sempre a minha ajuda mas vão fazer por merecer não faltando com esse tipo de atitudes como foi feito nesse final de ano, obrigado presidente, obrigado a todos.

FALA DO VEREADOR TICO DO BAR QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Senhor presidente, nobres pares, amigos de câmara eu quero deixar aqui registrado a minha indignação o meu repudio e a minha tristeza de saber que a gente confia tanto e confia muito no pessoal que nos auxilia e que são colegas de trabalho. Quero deixar aqui o meu profundo sentimento, vou falar bem triste mesmo, de pesar, por tudo isso ai que acabou acontecendo. E digo mais, vamos ver quem errou, por que errou e que ele pague pelo erro que fez ou que eles paguem pelo erro que fizeram. Muito obrigado.

FALA DO VEREADOR ADALTO FORNASIERI  QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Bom dia a todos, Seu presidente, plateia aqui presente, nós aprovamos um projeto, o tribunal de contas que mandou dando aumento para uns funcionários, que onde veio o tribunal de contas, em cima desse projeto que veio do tribunal de contas teve gente que quis  tirar proveito pra eles também pra tirar o seu proveito em cima dos direitos desses coitados que tinha o direito de ter sua gratificação e fico sentido que tem duas pessoas que acaba sendo prejudicado dentro de dois três mês por causa dessas outras pessoas que faltaram o direito que eles não tinha nesse momento e prejudicando muitas pessoas que a gente aprovou na sessão do dia 21 e 22 que nós viemos aqui pra aprovar o aumento dos funcionários achando que estava certo o que eles tinham feito e tinham coisa errada tanto que n&oac ute;s estamos tudo aqui hoje unido para os funcionários terem os seus pagamentos sabendo que umas pessoas queriam tirar proveito em cima dos outros que tinha o aumento e prejudicando pessoas que tinha sua gratificação e acaba sendo prejudicado. Nos fica muito sentido nós queremos trabalhar aqui dentro da câmara sendo amigo de todo mundo não quero baixar a cabeça pra ninguém a nossa vida aqui vai ser uma passagem mas tem muitas pessoas que é concursada e vão ficar o resto da vida aqui dentro então eles não podem pensar só neles e prejudicar aqueles que tinham seu direito e acaba sendo cortado. Então a gente fica muito triste com o que aconteceu por que foi um projeto que o prefeito vetou, mas já abrir um projeto dia 26 aqui na câmara e ainda ser publicado sabendo que estava vetado, gente a câmara estava de recesso o que aconteceu?  Só que presidente& nbsp; vai ter que dar explicação aqui pra nos vereadores, hoje nós estamos aqui e ele tá de viagem, mas na primeira sessão ele vai ter que sentar nessa cadeira e dar explicação por que o Dr. Fernando e todos os vereadores estão aqui fazendo com que vocês tenham seu pagamento e nós estamos aqui junto com todos os funcionários mas coisa errada eu não vou aceitar isso eu falo pra vocês. Muito obrigado.

FALA DO VEREADOR PASTOR DO MERCADO QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Bom dia senhor presidente, nobres  vereadores, os funcionários dessa casa, é muito triste o que aconteceu ai com esse projeto que nós temos discutido bastante com o presidente dessa casa que está no lugar do Osvaldo. Esse pedido judicial igual o vereador Reivaldo falou está desde março engavetado dentro das gavetas dessa casa, então não tinha necessidade pois o desgaste do final do ano foi tão grande sendo que podia ter feito um estudo logo no começo quando chegou essa notificação, eu perguntei várias vezes, por que o juiz não tem como mandar uma notificação pra essa casa com prazo de 15 dias, jamais, prazo de 90 dias, mas ninguém tinha conhecimento dessa notificação que estava desde marco ai nessa casa, presidente, vice presi dente, primeiro secretário eu como segundo secretario ninguém tinha conhecimento, então cabe abrir uma sindicância e ver o projeto que aprovou, outro que foi publicado sem nos termos conhecimento, e todos os vereadores também não tinham conhecimento e vai ter que pagar, sou amigo de todos dentro dessa casa, mas eu pago pelos meus erros e cada funcionário que pague pelos seus então que o Presidente e a diretora dessa casa quando chegarem que tomem providencias como todos os vereadores já se reuniu e vai tomar providencias porque os vereadores não podem pagar pelo erro dos outros funcionários dessa casa, e isso pra mim é um absurdo, engavetaram um pedido judicial, deixaram pro apagar das luzes achando que os vereadores não tem poder nenhum, nós estamos aqui só de passagem mas nos temos que ter respeito uns  aos outros e a população e os funcionários tem que respeitar nós por que nós que pagamos o preço, funcionário não vai responder lá, quem vai responder lá somos nós, quem vai pagar no futuro somos nós. Então, infelizmente nos já tem conversado o quando o nobre vereador Osvaldo chegar, presidente desta casa, que abra uma sindicância para ver quem errou não vou julgar nem um nem outro, no final vai chegar a conclusão e eles vão ser penalizados. No mais obrigado.

FALA DO VEREADOR LEVI QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Cumprimento o presidente dessa casa e demais vereadores, o vereador de Grandes Rios que se faz presente, a minha fala é só para parabenizar você Dr. Fernando, que assumiu algo que não precisaria ter assumido, mas você vou a necessidade pra poder auxiliar também todos os funcionários desta casa, assumiu algo por que você poderia também sofrer penalidades no futuro, mas junto com a gente em varias reuniões  que nos tivemos, nos ajudou, nos auxiliou a ideia algo que tirou o sono da gente na realidade e você assumiu e hoje com  esse texto que você conseguiu fazer essa nova forma dessa lei, eu dou meu apoio com essa mudança. Então meus parabéns, nos  só temos o que agradecer o que você esta fazendo pra corrigir algo que nos poderíamos sofrer la no futuro. Muito Obrigado.

FALA DO VEREADOR MARCIO NICK QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Bom dia a todos os vereadores aqui presente. Primeiro eu quero dizer aqui que essa situação me levou a passar vergonha, como membro dessa mesa a gente foi cobrado em alguns locais, algumas situações sobre o que que a gente estava fazendo aqui se agente estava assinando os papeis sem saber o que estava acontecendo e por isso eu quero pedir desculpas, ate os vereadores estavam aqui isso é responsabilidade nossa, da mesa, analisar melhor, e dizer a vocês que esse momento nos temos que tirar o que da pra fazer com que a gente aproveite e já assumimos  o compromisso de poder analisar todo e qualquer projeto pra que a gente possa também passar algo verdadeiro pra vocês e quero só fazer uma defesa aqui da mesa no sentido de que quando começaram a surgir esses problemas e nos começamo s a observar isso os 4 membros da mesa tomaram essa posição de rever isso ai. O Fernando hoje presidente, realmente parabéns pela situação que ele esta resolvendo mas tudo isso também com o consenso do nosso presidente que também esta passando vergonha por isso, então desculpa vocês mas podem ter certeza que nos vamos procurar resolver todos esses problemas. Obrigado.

FALA DO VEREADOR MIGUEL MESSIAS QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA
Bom dia senhor presidente, nobres companheiros aos funcionários desta casa, da mesma forma como mencionado pelos companheiros aqui, senhor presidente, difícil entender talvez por que dessa espera desse documento como o vereador Reivaldo colocou, que chega em março nessa casa e deixam pra ser colocado praticamente na hora de sair pra recesso, e tinha tempo suficiente pra que se pudesse fazer um estudo do texto, analisando as discussões de ontem e hoje o vereador Aroldo lembrou o fato do plano de cargos e carreira da prefeitura que foram 2 anos de estudos de reuniões, e ai o desta casa ter que fazer as mudança, chega a documentação que é pedido do tribunal de justiça e ele fica arquivado de março ate dezembro e nada discutido, nada apresentado para que pudéssemos todos discutirmos juntos e ai vem essa questão, eu falava la em reuniões que teria tempo suficiente para que pudesse estudar para que pudesse fazer isso com mais cautela para que não houvesse esse desgaste que houve e agora tendo que vir aqui fazer isso rapidamente. E uma colocação mencionada que os funcionários não iriam receber, não é bem assim, poderia e tem condições de estar recebendo com outras documentações, ou seja, fica aqui a indignação sim da minha parte também. A questão de extraordinárias também, nos estamos aqui pra isso aqui mesmo, é pra servir, é dever e obrigação nossa, mas algo poderia ter sido evitado, o desgastes que se envolveu também todo mundo desta casa, pois acaba vereadores e funcionários preocupados, e a indignação de todos também. Eu acho que  tem que levar mais a ser io, tem que prestar atenção também em datas pra que pudessem realmente fazer a coisa acontecer e a resolução eu quero parabenizar o senhor presidente hoje Dr. Fernando que não mediu esforços algum junto com todos, a reunião que fizemos ontem, a que fizemos hoje, o tempo que o senhor tomou para que pudesse fazer e desse um norte que foi dado. Parabéns.

FALA DO VEREADOR TONINHO DA SAUDE QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA

Bom dia a todos, bom dia ao vereador Ambrosio de grandes rios, obrigado pela presença, o que eu tenho a dizer também é que poderia ter evitado todo esse desgaste.  A tempo que nesta casa eu estou vendo, que tem funcionários pensando que os vereadores dessa casa não tem força, então a gente fez reunião ontem, reunião hoje e eu quero deixar bem claro que aqui nos não estamos fazendo teatro nos estamos votando por coisas serias, honestas pra população, pelos funcionários. Parabenizar o Dr. Fernando pelo esforço e parabéns a mesa também que levantou esse caso, e quero deixar bem claro que a gente ta com o trabalho serio e honesto então eu acho que a gente deve abrir um sindicância sim e apurar a pessoa que errou, sabendo que estava errada deve ter uma punição, então essa é minha opinião. Quero agradecer a todos os vereadores que particípio, que colaborou e concordo, as nossas ideias bateram e estamos aqui pra dizer a vocês que somos fortes aqui na casa e vereador tem poder sim e quem pensa que não tem esta enganado e foi provado hoje isso dai, que a próxima vez pensem melhor em fazer a coisa certa por que a gente tem forca sim, quero deixar isso bem claro.

FALA DO VEREADOR AGNELSON QUE TAMBEM PEDIU A PALAVRA
Bom dia a todos, eu sinceramente desde ontem estou me sentindo traído, a palavra realmente é essa, traído por alguns funcionários dessa casa que são pagos pra nos dar segurança e não nos colocar nessa situação igual nos colocaram. Peço sim que abra uma investigação e que sejam tomadas todas as providencias necessárias em relação ao caso, como em qualquer empresa seria feito isso. Então eu peco que se instaure uma investigação e se tome as providencias necessárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário